Manchas na pele, livre-se delas de uma vez por todas!‏



Olá meninas! . A partir do momento em que as manchas aparecem é difícil eliminá-las, porque se situam na camada mais profunda da epiderme. E podem sempre voltar a aparecer, mesmo depois de um tratamento bem-sucedido, se a pele voltar a ser exposta ao sol.

A boa notícia é que todas as manchas podem ser tratadas e melhoradas, em qualquer altura, em qualquer idade e seja qual for o tipo de pele.

No entanto, é um processo que exige tempo, paciência e persistência e, num país ensolarado os cuidados de proteção solar tem de ser redobrados.












Retrato do Inimigo

Mas de onde vêm, afinal, estas manchas não nasceram connosco e parece que se multiplicam, de ano para ano?

À medida que os anos passam, o sol enche-nos a pele de novos sinais e manchas escuras que já não se vão embora com o bronzeado. As primeiras sardas na ponta do nariz e nos braços até achamos "normal", mas quando crescem e começam a invadir as mãos e o decote, o caso muda de figura, e de nome: os especialistas chamam-lhes “lentigo solar” ou “manchas de senescência”.

São um sinal inequívoco de envelhecimento, um envelhecimento precoce, que tem mais a ver com o abuso do sol do que propriamente com a idade, podendo surgir antes dos 30 anos.

O aumento anormal e desordenado da pigmentação da pele, que leva à formação destes depósitos de pigmento concentrados, é um fenômeno desencadeado pela exposição solar.

O pigmento, a melanina , é uma defesa natural da pele, que esta produz para se defender das radiações solares. Pode afetar todos os tipos e tons de pele, embora seja mais evidente nas peles mais escuras, que têm mais melanina.

Depois, existem vários fatores que acentuam o problema, porque aumentam a sensibilidade da pele às radiações solares: o processo da cicatrização (de feridas ou de lesões de acne), uma dermatite de contacto, a toma de determinados medicamentos (alguns antibióticos, antidepressivos, tratamentos hormonais) ou mesmo a aplicação direta de certos perfumes e óleos essenciais, podem ter este efeito.

Nas mulheres, as manchas na pele estão quase sempre relacionadas com alterações hormonais ,resultantes da gravidez, da menopausa, da toma de contraceptivos orais ou de medicação hormonal .

Desaparecem naturalmente, no fim da gravidez ou quando se deixa de tomar o medicamento que as causou, mas mesmo assim é aconselhável complementar esta fase do processo com a utilização (temporária) de cosméticos antimanchas, para ajudar a uniformizar o tom e a luminosidade da pele. Até esse momento chegar, a única coisa a fazer é limitar os estragos com uma proteção solar reforçada.









Tratamentos Corretores

Independentemente da origem, todas as manchas têm as seguintes caraterísticas: intensificam-se com a exposição ao sol, são difíceis de eliminar e podem voltar na sequência de novas exposições solares.

Hoje já é possível reduzi-las bastante e mesmo eliminar algumas com recurso a cuidados cosméticos, mas em alguns casos pode ser necessária a intervenção de um médico dermatologista para eliminar as mais resistentes.

Os primeiros cremes antimanchas que apareceram no mercado, à base de substâncias aclaradoras e reguladoras da pigmentação, eram para aplicação localizada. Hoje, já existem linhas completas que incluem cremes de dia e de noite, desmaquilhantes, séruns e máscaras, e que permitem criar programas personalizados de correção ou de prevenção. Estes produtos podem conter uma pequena não percentagem de ingredientes exfoliantes e antioxidantes, nomeadamente ácidos de frutos ou vitamina C, que oferecem um efeito geral de melhoria da luminosidade da pele.

Ainda que o objetivo destes produtos cosméticos seja clarear as manchas e uniformizar a pele, não há que ter medo de que ela fique mais clara do que antes, porque não se trata de alterar a pigmentação, mas de normalizar o comportamento da pele.









Cuidado: perigo de manchar!

- Evite expor-se ao sol ou pelo menos use proteção solar máxima se:

- Está grávida;

- Toma a pílula contracetiva ou utiliza algum outro método contracetivo hormonal;

- Está a fazer um tratamento hormonal;

- Está a tomar antibióticos, anti-inflamatórios, antidepressivos ou diuréticos (aconselhe-se com o seu médico);

- Fez recentemente uma intervenção de cirurgia estética, um tratamento de peeling ou dermabrasão;

- Está a fazer ou fez um tratamento antimanchas;

- Aplicou na pele, nas últimas 24h, óleos essenciais cítricos (laranja, limão, bergamota...);

- Tem cicatrizes, de acne ou outras, nas zonas expostas ao sol.

O melhor cuidado é a proteção

Nenhum tratamento corretor tem um efeito definitivo, nem mesmo os procedimentos médicos mais avançados; a pele tratada volta a manchar se for novamente exposta ao sol sem proteção.

Assim, o melhor cuidado antimanchas que existe é mesmo uma proteção solar constante e adequada a cada caso.

No inverno  a pele continua exposta a uma dose de radiação solar que é suficiente para acelerar o seu envelhecimento.

Por isso, convém usar cremes de dia com filtros solares em todas as zonas do corpo que andam descobertas: rosto, colo e decote, mãos e braços.









Os cuidados de proteção solar devem ser reforçados em caso de toma de medicamentos foto sensibilizantes (coloque esta questão ao médico, sempre que começar a tomar um medicamento novo).

Maquiagem também é útil, não só para disfarçar as manchas mas também como proteção extra, principalmente no caso das bases, pós e batons que contêm filtros solares.










Podemos controlar ou eliminar todos os tipos de híper pigmentação?

Responde-nos o Dr. Paolo Giacomoni, Diretor Executivo do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Clinique.
Podemos atenuar as manchas escuras provocadas por melasma*, cloasma** e híper pigmentação devida a exposição aos raios UV, ou resultantes do processo de cicatrização, dermatite de contacto ou outro agente irritante com produtos tópicos de cuidados da pele. Não podemos tratar as sardas hereditárias.

*melasma: manchas acastanhadas que surgem maioritariamente no rosto de forma simétrica provocadas por alterações hormonais.

**cloasma: manchas semelhantes às anteriores que surgem durante a gravidez ou devido a medicamentos com impacto hormonal, que tendem a desaparecerem depois da gravidez ou do fim da toma do medicamento.








Todos os produtos ilustrados acima, vocês podem encontrar na loja Glamourosa.

Para obter desconto, basta iserir o código MARA.

A loja é uma maravilha, os preços excelentes,  e o frete sai bem em conta!


Em caso de dúvidas, eles respondem a todas as questões em menos de 6 horas e sempre em Português.

Bjo meninas!







Resenha shampoo Eversleek L'oreal Paris

Olá meninas! Hoje trago a resenha desse shampoo mais que especial, que venho testando há alguns meses para dar um veredito!rsrs.



Ele possui em sua composição  o famoso Óleo de Argan, Óleo de Girassol e Óleo de Oliva. Promete cabelo mais liso e frizz controlado até 48 horas.Protege o cabelo da química. E o mais importante: sem sulfato e silicones, sendo um produto 100% vegetal.. A relevancia disso, na minha opinião, esta no fato de um produto sem sulfato, ser livre de detergentes pesados,  que apesar de limpar bem, retira a camada lipídica que serve de proteção para os cabelos. 

O shampoo é transparente, fazendo uma espuma bem moderada durante a lavagem. O cheiro é bem suave.

Ele cumpre bem o que promete, diminui bastante o frizz dos cabelos. É visível, quando finalizo com a escova, a diferença de quando lavo com ele.Comprei pelo ebay, o shampoo e o condicionador custou R$ 60. Achei um pouco caro, visto que essa linha é bem popular lá fora(uns U$8 cada), mas valeu a pena! 


bjo meninas!