Perguntas e respostas sobre CABELOS SECOS E OLEOSOS.

Olá meninas, recebi essa semana um manual sobre cuidado com os cabelos da TRESemmé. Achei muito interessante a parte que esclarece  dúvidas sobre esses tipos de cabelos que são a maioria nacional: secos e oleosos.Então vamos conferir....

CABELOS SECOS




Quando a secreção de óleo é insuficiente, os fios não têm uma lubrificação natural. Nesse caso, o couro cabeludo pode parecer esticado e os cabelos se tornam sem brilho e frágeis. São difíceis de desembaraçar e o esforço empregado para pentear aumenta o dano aos fios.

Cabelos danificados por fatores mecânicos (escovação, secador e chapinha) ou químicos (permanente, tintura e alisamento) também podem adquirir a aparência de secos.

Os produtos indicados para os cabelos secos, ressecados ou danificados são os que possuem ingredientes condicionantes, emolientes e hidratantes, que ajudam a deixar os cabelos macios, fáceis de pentear e livres de eletricidade estática, que é responsável por deixar os fios arrepiados e rebeldes.

O creme de tratamento poderá ser utilizado uma ou duas vezes por semana, em cabelos secos ou quebradiços. Se os cabelos estiverem muito ressecados, recomenda-se o uso diário.


Perguntas e respostas sobre cabelos secos

1.De que forma e com qual freqüência devem ser lavados os cabelos secos?
Não existe uma freqüência específica, o cabelo deve ser lavado sempre que estiver sujo, lembrando que a temperatura da água deve ser morna e, durante a lavagem, pode-se realizar uma massagem suave no couro cabeludo, com as pontas dos dedos.


2.Meus cabelos eram brilhantes e macios. Agora, eles estão secos e opacos. O que pode ter acontecido com eles?
Existem também fatores externos que provocam o ressecamento dos cabelos, deixando-os ásperos e sem brilho, como a poluição, o cloro, o excesso de sol e o uso excessivo de tratamentos químicos, entre eles tinturas, alisamentos e permanentes. Nestes casos, a atenção e o tratamento deverão ser redobrados para a recuperação dos fios: indicamos o uso semanal de uma de nossas linhas de tratamento ideais para uma hidratação mais profunda.


3.Com qual freqüência devo hidratar meus cabelos?
O creme de tratamento poderá ser utilizado uma ou duas vezes por semana, em cabelos secos ou quebradiços. Se os cabelos estiverem muito ressecados, recomenda-se o uso diário.


4.Posso usar o creme para pentear diariamente?
Sim. Os cremes para pentear foram desenvolvidos especialmente para o uso diário, no entanto tome cuidado para não aplicar em excesso e nem reaplicar seguidas vezes, isto poderá deixar o cabelo com um aspecto pesado.



CABELOS OLEOSOS


Podemos dizer que os cabelos oleosos têm a característica de produzir mais oleosidade, e por isto são mais brilhosos.
Além disso, os cabelos oleosos tendem a ficar sujos mais rapidamente, porque as impurezas do ar se acumulam com mais facilidade nos fios, o que demanda lavagens mais freqüentes.

As causas para o excesso na produção de oleosidade são várias, desde fatores hereditários até alterações hormonais, alterações emocionais e estresse, que podem influenciar a atividade das glândulas sebáceas.


Perguntas e respostas sobre cabelos oleosos

1.É verdade que o sabão de coco é bom para cabelos oleosos?
Não. A oleosidade provém do couro cabeludo e o sabão não vai atuar diretamente nisto, além do que ele não contém ingredientes condicionantes, danificando os fios e tornando-os mais quebradiços.


2.Posso lavar os meus cabelos todos os dias?
Sim, pois os cabelos oleosos necessitam de maior freqüência de lavagem para uma melhor higiene dos cabelos e couro cabeludo, evitando a proliferação de microrganismos. Além disso, devem ser lavados com produtos de uso diário e específicos para cabelos oleosos, tomando o cuidado de usar um condicionador específico para tratar as pontas mais ressecadas, de acordo com a necessidade.


3.De que forma devo lavar os meus cabelos?
Na hora de lavar os cabelos, coloque uma pequena quantidade de shampoo nas mãos e massageie o couro cabeludo suavemente, para não ativar as glândulas sebáceas. Repita a operação se achar necessário. Enxágüe muito bem para não deixar resíduos nos fios. Há necessidade de usar condicionador, mesmo o cabelo sendo oleoso, mas procure não aplicar o produto diretamente no couro cabeludo.

4. Lavar os cabelos com água fria ajuda a combater a oleosidade?
Não, a água morna tem a temperatura ideal para a lavagem dos cabelos. A água quente estimula as glândulas sebáceas.


5. Escovar os cabelos aumenta a oleosidade?

Não, você pode escovar o cabelo normalmente.



Espero que tenham curtido!
Bjo meninas!

.


0 comentários:

Postar um comentário