Polêmica da escova progressiva, inteligente: fazer ou não?



Oi meninas! Pensei muito se iria escrever sobre isso, mas resolvi colocar minha opinião, que é baseada em muitas coisas que leio, de matérias e vídeos que postarei aqui no final. Além dessas fontes de informação, recebi também algumas   explicações de  cabeleireiros e cosmetologistas.


Em 2008 comecei a usar o formol, e posso dizer que amei. Meu couro cabeludo descamava, os olhos ardiam, mas o efeito superava tudo, pois ficavam ultra brilhosos, macios e o melhor, é claro: lisos!E conforme o efeito ia passando, já queria mais uma vez. 

Lá pela terceira vez, senti o início de queda e que os fios  estavam mais finos e quebradiços.Sempre cuidei bem do meu cabelo, mas sabe o que o rapaz do salão me disse quando fui reclamar desses efeitos indesejados: Tem que cuidar, é falta disso ou daquilo..resumindo a culpa é SUA. 

Naquela época não sabia e corri pra comprar mais produtos, mas a culpa era do formol!Mas eu queria o efeito liso,e ainda fiz algumas vezes, como também para não gastar mais de R$100 a cada dois meses, comprei o produto, isso mesmo, não só uma marca, mas várias.E levava em outro salão para aplicar, pois não conseguia pranchar os fios(como até hoje não sei..rsrs).

Mas enfim, com o tempo meu cabelo foi ficando cada vez mais ralinho e passei a usar com menor frequência(tipo duas vezes por ano), pois a falta de volume já icomodava, e continuei como sempre culpada por usar e comprando bons produtos para testar. Foi quando vi uma matéria na TV, que me assustou. Não acho que beleza vale tudo e fui ler, pesquisar e veio a vontade de jogar aqueles produtos no lixo, nada de vender algo que faria mal a alguém!

Não satisfeita, comecei uma nova busca: outra escova que alisasse, mas sem o FORMOL. Perdi tanto tempo lendo propaganda dizendo que cacau, morando, uva, chocolate, baunilha, marroquina, indiana, francesa.. alisava!rsrsrs

A gente quer ser enganada, no fundo é,pois  se alisa mesmo, é porque tem algo que não é bom para o cabelo..Esse negócio de alisar e tratar é apenas balela! Não se iludam!Porque vendem tratamento pós progressiva? Se você faz um processo que trata, como é prometido,cheio de mil maravilhas, nada do cabelo ficar precisando de cuidados por conta disso, concorda?E digamos que tenha algo de bom, seria apenas para reparar um pouco o estrago que o processo vai trazer aos fios.

Como disse a Carla, do Eu amo cabelo:
 "O Jargão mais conhecido das adeptas das "Pogressivas" é que "formol alisa e trata", a mentira mais difundida entre os profissionais que defendem seu uso é "A minha escova tem 0,2% e alisa e trata, sim!"
"Se as "Escovas" fossem "Boas" como pregam determinadas marcas e profissionais, vocês não acham que marcas TOP como L'anza, Redken, Matrix, Kérastase, Joico, Keune, etc, já teriam lançado as suas????"

Sim, voltando aos tipos de progressiva sem formol. Vi duas opções que restariam na época: a que continha  Carbocisteína e Ácido Glioxílico!Mas foi outra ilusão, e como não sou especialista no assunto, pediria que lessem  essa  explicação  AQUI!  

Com relação a carbocisteína, tenho uma  advertência. E  se você for loira, principalmente, nunca USE.Essa substância altera a cor! Antes de ter esclarecimento(é bem recente meu entendimento), em março fiz uma escova de uma marca bem famosa(com carbocisteína), e meu cabelo ficou laranja e corri  para salões procurando solução. 
No primeiro salão que fui(procurei referências de excelentes profissionais) a cabeleireira era cosmetologista e passou um tempão me explicando tudo. Disse nunca ter feito nenhuma dessas escovas, pois preza pelos clientes, e sabe que vai estragar o cabelo delas a longo prazo! Ela falou que para ganhar dinheiro, a maioria de seus amigos entraram nessa "onda" de fazer esses procedimentos e que permanecem , pois têm a   certeza de cliente fiel, pois estes voltarão ao salão para tratar os fios.  Ela disse que perguntou o que um deles falava ao receber uma cliente insatisfeita e ele respondeu: Digo que a culpa é da falta de cuidado dela,e ainda ofereço tratamentos que vendo!
(Que raiva, já escutei isso!)
Ela me disse ainda, que essas escovas formam uma película, e que nada entra!E que nem o descolorante podia aplicar para abrir o tom, já que não seria possível chegar no córtex. Pediu paciência e até  fotografou meu cabelo. Mas, sou brasileira e sem querer desistir fui em outro. A mesma resposta! Disse que teria que esperar uns quatro meses, para pensar em usar descolorante!E tratar bem, pois após o resultado "milagroso" da inteligente, ele ficaria bem seco, pois muitos nutrientes são retirados do fio durante esse processo. 

Resumindo: Hoje faço minha escova tradicional com secador, que sempre fiz! Uso bons produtos e agora faço esse ciclo de tratamento, chamado de cronograma capilar!

Mas, para quem gosta e quer fazer, só digo uma coisa: Tudo tem seu preço! No meu caso, acho caro, mas você é quem sabe do seu bolso!

Um abraço meninas! E seguem alguns vídeos, que mencionei no começo:










1 comentários:

  1. Ameiii as dicaas, nossa quase caiu nessa furada de dar progressiva
    http://purocaprichoo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir