Xampu com ou se SAL?


Oi meninas!Tudo bem? Venho trazer alguns esclarecimentos sobre o a questão do uso ou não do xampu sem sal, tão divulgado por diversas marcas.

Lembro quando ouvi pela primeira vez sobre o assunto: foi uma recomendação do meu cabelereiro na época, para manter o efeito das escova progressiva. Pois bem, ele dizia que o shampoo com sal prejudicaria na manutenção do efeito liso, e isso é recomendado até hoje, pois a maioria das linhas de manutenção de escovas progressivas e inteligentes trazem no rótulo: SEM SAL!

A coisa não é bem assim, o que vai fazer a progressiva ou inteligente sair mais rápido é a questão do Ph do xampu, que se for alto abrirá as escamas do cabelo( vejam sobre o Ph capilar AQUI).
Para entender melhor sobre essa polêmica trago essas perguntas e respostas, retiradas do site Bolsa de mulher:

Afinal, para que serve o sal no xampu?
Antes de descobrirmos quais os benefícios do xampu sem sal, precisamos conhecer o outro lado. Conforme explica Evelin Egedy, engenheira química responsável pelo controle de qualidade Schraiber, a função do sal (cloreto de sódio) é fazer espuma e encorpar o produto. Também é usado para tirar os resíduos que os outros componentes não conseguem.

O produto com sal é prejudicial?

De acordo com Evelin, o sal pode causar ressecamento do couro cabeludo e dos cabelos. Por esse motivo, xampus com a substância são indicados para cabelos oleosos. Em cabelos coloridos, pode acarretar em desbotamento. A engenheira química revela que nas concentrações usadas o cloreto de sódio não causa danos aos fios.

Água do mar é diferente de xampu

Verão chegando, a reclamação é comum: ao tomarem banho de mar, as pessoas associam a sensação de "ressecamento" dos cabelos à ação da água salgada. Mas não deve haver comparação com o efeito dos xampus, já que as concentrações de cloreto de sódio no mar são muito maiores. Além disso, a água da praia contém outras substâncias que vão provocar embaraço e ressecamento, sem falar nas agressões provocadas pela exposição ao sol, ao vento e à areia.

Existe xampu livre de sal?

Depende do sal. Se for o cloreto de sódio, a resposta é sim. Mas a farmacêutica responsável pela Biotropic Cosmética, Liliany Jann Zampiroli, esclarece que xampu com zero sal não existe: "O conceito trata necessariamente da ausência do cloreto de sódio na composição. Podemos sim fabricar produtos sem esse sal, mas para isso é preciso trabalhar com outro tipo de agente espessante".

Rafaela Gomes, gerente de Marketing de Produtos, e Adelaide Botelho, coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento, ambas da rede Beleza Natural reforçam que o cloreto de sódio vem sendo substituído por espessantes que agregam outros benefícios aos produtos e não apenas o incremento da viscosidade. A cabeleireira e diretora técnica da Mac Paul Cosméticos, Rosana Leite, ratifica que o "sem sal" que encontramos nas embalagens refere-se apenas ao cloreto de sódio, o sal de cozinha que todos conhecemos.


Para Flávia Glasser, gerente de Produto Hair Care da L'Oréal, a má fama do sal não se comprova cientificamente. Ela explica: "Os sais provocam a formação de uma espuma mais viscosa, enquanto o agente de limpeza é o lauril sulfato de sódio. Nenhum malefício está comprovado, já que os sais utilizados são usados em quantidades pequenas e se diluem em água, o que significa que são facilmente eliminados durante o processo de enxágue, não interferindo nos fios".

Segundo a executiva, um estudo independente desenvolvido pela Universidade de São Paulo, o Instituto Schulman de Investigação Científica, a Universidade Anhembi Morumbi e a International Specialty Products conclui que não existem diferenças relevantes ao comparar a performance de xampus com cloreto de sódio e aqueles que não possuem esse ingrediente em sua fórmula.

Agora ficou esclarecido, não é meninas? Nada de preocupação com o bendito SAL...rsrsrs

Bjo!

0 comentários:

Postar um comentário