Tire suas dúvidas sobre DEPILAÇÃO.


Olá meninas, tudo beleza?

Lendo hoje algumas matérias sobre depilação, resolvi reunir alguns esclarecimentos e postar aqui para vocês.Todas nós somos "escravas" desse processo doloroso, então, é bom estar sempre atentas sobre os cuidados com a pele ao fazer tais procedimentos.
Vamos então tirar algumas dúvidas sobre o assunto e se por acaso, quiserem algum esclarecimento, é so postar abaixo, que posso pesquisar e responder, ok?

Usar a lâmina para depilar, faz engrossar os pêlos?
Raspar os pelos Segundo Letícia,fisioterapeuta dermato funcional, ao contrário do que as pessoas pensam, raspar não engrossa o pelo. O que acontece é que o pelo tem a ponta fina e a raiz grossa, a lâmina corta o pelo rente à pele e quando ele desponta de novo é a parte grossa que aparece. No entanto, raspar o rosto provoca o escurecimento da pele, por conta das lesões causadas pela lâmina.(fonte: portal Terra)

Devo depilar com cera as sobrancelhas?
A técnica não provoca flacidez. O problema só é causado se os puxões foram constantes e muito repetitivos. Uma única puxada não é capaz de reduzir as fibras de colágeno, a proteína que dá rigidez à pele. A escolha agora é sua!(fonte:reportagem da revista ESTILO)

Existe alguma maneira de clarear manchas pós depilação em casa?
Sim. Mistura com água oxigenada e pó descolorante pode devolver a tonalidade uniforme da cútis.Antes de aplicar a mistura, faça o teste em uma pequena área da pele.
Após o procedimento, cuja manutenção deve ser feita a cada 28 dias,é preciso evitar a exposição solar.(fonte: portal Terra)

Como facilitar a depilação com lâmina e evitar o surgimento de bolinhas?
Você é adepta da lâmina? Então vai adorar a dica dada pelo dermatologista Adilson Costa, em entrevista à revista BOA FORMA: hidratar a pele das pernas, virilha ou axilas antes de depilar deixa o pelo menos resistente e, portanto, facilita o corte dele. “Isso evita que a lâmina ‘mastigue’ o pelo, garantindo uma depilação mais eficaz e duradoura e evitando irritações, como vermelhidão e bolinhas”, explica ele.
A recomendação é usar um creme com bom poder e hidratação (procure por ureia, lactato de amônia ou ácido hialurônico na composição) e deixar o cosmético agir por quatro minutos antes de raspar os pelos. Experimente!

Depilação com cera pode transmitir doenças?
Pode sim!Depilação com cera pode transmitir hepatite e até HPV.
Por ser rápida e arrancar os pelos desde a raiz, deixando a pele lisinha e macia em poucos minutos, a cera ainda é a técnica de depilação preferida pelas mulheres. Mas é também aquela que mais oferece riscos à saúde. Afinal, muitos estabelecimentos reutilizam o produto em clientes diferentes, aumentando as chances de transmitir doenças.
"A reutilização do produto depilatório pode transmitir infecções bacterianas, como foliculite, micoses, infecções virais, como verrugas ou herpes, e até mesmo hepatite", alerta César Clemente Cuono, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Assim como o kit manicure é essencial para a saúde da mulher, um conjunto próprio de ferramentas é a melhor forma de evitar que os problemas com infecções aconteçam", aconselha. (fonte:Agência Hélice, Especial para o Terra)

Quais os tipos mais comuns de ceras e qual a difereça entre elas?
Veja a explicação da dermatologista Fernanda Casagrande, em entrevista à revista BOA FORMA, e escolha a sua:
1. À base de mel : “O mel combate o ressecamento e pode ser usado em todos os tipos de pele.”
2. Com camomila: “O produto com camomila ou calêndula confere suavidade.”
3. De algas e menta: “A combinação de algas e menta refresca e acalma a pele.”


Quais os cuidados básicos pós depilação?
Não passe álcool e nem cremes na pele depilada. A região deve permanecer seca para inibir o desenvolvimento de bactérias. Use hidratante só depois de 24 horas. Agora, se o local ficar irritado, invista em compressas de chá de camomila.
- Evite o sol 48 horas antes e 78 horas após a depilação para não manchar a pele
(fonte:reportagem das revistas BOA FORMA / ANA MARIA)


Como evitar que a pele da virilha fiquei irritada após a depilação?
Segundo a dermatologista americana Belinda Welsh, em entrevista à revista WOMEN’S HEALTH, “cada um dos pontinhos em alto-relevo representa um folículo aberto que foi traumatizado”. Infelizmente, algumas mulheres são mais propensas a ter essa reação e podem até desenvolver uma infecção por causa da depilação.
Se esse é o seu caso, ela sugere então o uso de sabonete antisséptico por cerca de três dias antes e depois da visita ao salão. Isso ajuda a prevenir o incômodo.

+Dicas:
Não agende a depilação para antes da menstruação: por causa da ação dos hormônios, você estará mais sensível e sentirá mais dor, em especial três dias antes de menstruar. Nem cogite também realizar a depilação íntima durante aqueles dias
Evite malhar com roupas justas: logo após a depilação o ideal é evitar roupas justas ou suas partes íntimas poderão ficar cheias de pintinhas vermelhas, uma vez que a pele fica extra sensível ao suor e ao atrito da roupa justa. Além disso, leggings podem ajudar a encravar os pelos, pois ajudam, por meio do atrito, a fazê-los rotacionar dentro da pele ao invés de ajudá-los a sair da pele

Bjo meninas!

2 comentários:

  1. Amiga adorei as dicas, show, e não é que faço tudo direitinho...rsrsr. bj

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou Waneska!Continue assim, sua pele agradece!rsrs
    bjo!

    ResponderExcluir